O primeiro espetáculo da Companhia de Ballet Mudança teve como coreógrafos Ana Mondini, Ivan Mota e Umberto Silva.
Bailarinos: Angela Geyer Menezes, Ana Godolfim, Cláudia Tisato, Cibele Sastre, Enio Mainardi, Fernando Palau, Gelson Cândido de Oliveira, Luciana Dariano, Luciane Coccaro, Magda Loitzenbauer, Márcia Krause, Marcelo Fagundes Gonçalves, Roberto Fagundes e Rossana Scorza.
Direção Geral:Diônio Kotz
Direção de Palco: Ivan Motta
Direção técnica: Walter Arias
Direção Artística: Maria Amélia Barbosa
Figurinos: João de Deus
Fotos: Cláudio Etges
"Espetáculo Da Razão à Volúpia: composto pelas obras: “Como se fosse...”, de Umberto Silva, “Six, trino, uno”, de Marisa Ballarini e “Paisagem Noturna”, de Ivan Motta.
Trago uma breve acordar de memória da experiência de trabalhar na Companhia Mudança, recém-formada (primeiro trabalho pós audição). Neste primeiro trabalho da Cia foram chamados 4 coreógrafos para a montagem de um espetáculo. Momento, talvez, único na cidade de Porto Alegre nos anos 1980. Esta diversidade trouxe amadurecimento e despertou as potencialidades individuais pelo olhar de 4 coreógrafos distintos. Foi uma experiência de me reconhecer através dos processos criativos de cada coreógrafo, seus modos de montagem da obra, suas falas e silêncios, seus tempos e afetos. O mergulho nos ensaios diários noturnos da companhia, e em largos finais de semanas de trabalho conjunto ampliaram possibilidades técnicas e de percepção para sorver as obras. Um deleite que me proporcionou amadurecimento e reconhecimento na cena. Especialmente, a coreografia Volúpia foi remontada em menos de uma semana, uma reposição coreográfica já estreada em outras companhias. Assistimos o elenco original em vídeo o que moveu comparações logo dissipadas pela condução transparente e leve do processo de trabalho de ensaios da coreógrafa Ana Mondini, objetivo e claro. Ela passava as frases coreográficas soltas, depois as ia encaixando e dando identidade as cinco mulheres da coreografia. Um processo macio e prazeroso. Foram tempos de aprendizados que permanecem no meu corpo compondo camadas de dança que agora transcendem para a história da dança da cidade. Que contem mais..."