Elisa Freitas Machado foi uma artista de grande destaque entre os anos 1980 e 1990, tanto como bailarina, como coreógrafa e encenadora. Fez parte do grupo Majuro, de Maria Júlia Rocha. Transcendência foi o primeiro espetáculo dirigido e coreografado por ela para o grupo. Atualmente vive em Paris.
"A composição Transcendência de Elisa Freitas Machado teve três versões. A primeira apresentada no Salão de Atos da Puc em 01/11/1990, a segunda na sala Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana de 31/05 à 02/06/1991 e a terceira no Teatro Renascença em 19/07/1991.
Considero como uma reflexão dançada, que abordou a relação do ser humano com aquilo que chamamos de Destino. O Destino como uma via que pode estar iluminada ou obscura, pode se apresentar por manifestações objetivas ou subjetivas e que viaja com constância pelo mundo do corpo e da alma. Compreender o desafio que é manter-se vivo nessa oscilação entre o visível e o invisível é a verdade da “Transcendência”.
Transcendência foi coreografada para Grupo Majuro(1979 a 1991) sob a ambiência musical de Saint-Saens, Tchaikovsky e Shostakovich. O processo coreográfico se desenvolveu durante quatro semanas na presença dos bailarinos Alexandre Reis, Ana Paula Damian, Andréa Tocchetto, Ary Coelho, Beatrice Guedes, Cintia Benso, Carmen Pretto, Fernanda Bina Lima, Fernanda Zaffari, Helena Assis, Heloisa Gravina, Itiberê Alencastro, Josélia Nogueira, Leticia Palma, Pascale Silva, Elisa Freitas Machado e teve Geraldo Lachini como bailarino convidado. A concepção de figurino e adereços de Elisa Freitas Machado e teve Mauricio Rosa na criação da iluminação e Cláudio Etges na arte fotográfica."