Caixa de Ilusões é uma adaptação do texto do escritor francês Jean Genet “O Balcão” (1956) e tem como cenário o Grande Balcão, um bordel de luxo onde fantasias sexuais e aspirações de poder se juntam para manter a ordem social em um espaço privado, enquanto a revolução irrompe do lado de fora.
Quem acolhe os visitantes é a madame Irma, dona do bordel. Dentro dos quartos, os clientes transformam-se em Bispo, Cavaleiro e Juiz e suas acompanhantes em Pecadora, Égua e Ladra. O bordel é responsável pela manutenção da ordem da sociedade visto que nele frequentam cidadãos, dentre eles estão também os revolucionários, que contam às suas confidentes os planos políticos que por elas são passados à madame Irma, amante do chefe de polícia.
Chantal, uma das prostitutas do bordel, apaixona-se por Roger, o chefe da revolução e torna-se símbolo e mártir dos revoltosos. O espetáculo termina com a ordem restabelecida dentro e fora do bordel. Tudo acaba no Grande Balcão. O espetáculo teve trilha especialmente composta por Antônio Villeroy e Ricardo Severo e cenografia de Felipe Helfer.
A estreia foi no Theatro São Pedro. Em 2010, Mônica Dantas remontou o solo de Chantal para o Projeto Dar Carne à Memória. A coreografia contou com uma projeção em vídeo com imagens originais da estreia, elaborada por Bruno Polidoro. Desde então, o solo tem sido apresentado em vários eventos da Ânima Cia. de Dança.
Ficha técnica (primeira versão):
Coreografia e Direção Artística: Eva Schul
Elenco:
Alecssandro Dal’Olmo (general)
Ana Clara Bonini (ladra, enviado)
Cibele Sastre (Madame Irma)
Eduardo Severino (Roger, Carrasco)
Gerson Berr (Chefe de Polícia)
Roselito Amaral (Bispo)
Mauro Magalhães (Juiz)
Mônica Dantas (Cavalo, Chantal)
Tatiana da Rosa (Pecadora, Carmem)
Trilha Sonora: Ricardo Severo e Totonho Villeroy
Cenografia: Felipe Helfer
Iluminação: Maurício Moura
Figurino: Malú Rocha e Alexandre Silva
Bonecos:Tania Castro e Guilherme Luchsinger
Ensaiadora: Neca Machado
Fisioterapeuta: Ana Clara Bonini
Fotografia: Marcelo Simões
Cenotécnica: Chico
Divulgação: BeD Divulgação
Costureira: Ignez Borgese
Sonoplastia: Ignácio Mitchel
Estúdio de Gravação: UPSTAIRS
Concepção Gráfica: SERÍGRAPHOS