Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022
O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam: Corpo, Cena e Memória
Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n° 195/2022
O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam: Corpo, Cena e Memória
Escritas Expandidas é o resultado da oficina "Crítica Expandida", orientada pelo professor, diretor e jornalista Airton Tomazzoni.
Conheça as/o participantes da oficina e seus trabalhos desenvolvidos durante a oficina:
Nem sei como escrever um texto a altura dessa peça.
Fiquei tão tocada que...
Sonhei cidades submersas.
As lótus você via
Quando as ondas recuavam
Mas eram de concreto
As flores no caso, ou seriam as ondas? [...]
O que dizer sobre esse espetáculo que traz a ancestralidade de uma forma tão sensível e acolhedora? Simplesmente me tocou e assumo o lugar de espectador e não só da crítica. Me impactou muito o inicio de cena com as 12 xícaras e os 12 ebós (oferendas aos antepassados) [...]
Trabalho, caos e calor (ou ternura), (ou paixão). Me meti a ver espetáculos de dança e agora estou me metendo a escrever sobre eles. Me chamo Liana Alice, fui aluna do GED (Grupo experimental de dança de Porto Alegre) em 2015 (parcialmente) e em 2018 (concluindo), fiz formação em teatro na terreira da tribo [...]
Como elaborar um trauma coletivo sem precedente, como as enchentes de maio de 2024? Para aonde vão as águas que ainda não escoaram de dentro de nós? Bom, talvez não seja uma questão de escolha, mas de uma premência do corpo. Foi justamente a este chamado, o da matéria, que a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre atendeu, com a apresentação do espetáculo Coração encharcado e ainda assim..., no dia 25 de novembro [...]
O trabalho de dança bem feito dialoga com o emocional, evocando uma interpretação profundamente pessoal e subjetiva. Assim como diria Clarisse Lispector que cada livro é um livro diferente para quem o lê, no caso da dança, cada espetáculo é um para quem o vê. O espetáculo Procedimento #6 cumpriu seu propósito pra mim, ele emocionou e gerou provocações. Me levou a interpretar [...]
Mas afinal, ao que se propõe uma crítica de dança? Tenho me feito esta pergunta, e assim como na maioria das outras perguntas que me faço, tenho encontrado não uma e sim múltiplas respostas. Porém, não é minha intenção aqui tentar oferecer todas elas (coisa que não é nem possível). Aqui me proponho a arriscar cometer uma crítica. Antes, quero apontar algumas direções [...]
Quando começa uma catástrofe? Quando termina?
Quando começa um espetáculo? Quando termina?
Quando se agradece um espetáculo? Quando termina?
Quem agradece? [...]